Viajar de graça? Os jovens brasileiros de 15 a 29 anos já podem - Jornal Centro Oeste

Home Top Ad


domingo, 21 de maio de 2017

Viajar de graça? Os jovens brasileiros de 15 a 29 anos já podem

Essa possibilidade vai permitir que jovens de baixa renda também paguem meia entrada em diversos eventos



Saiba como os jovens de 15 e 29 anos podem viajar de graça.


Viajar é uma das principais formas de adquirir conhecimento e se divertir ao mesmo tempo, mas, infelizmente é algo que custa caro e nem todos são privilegiados. Uma nova lei veio para tentar mudar esse cenário. Ela obriga que ônibus interestaduais tenham dois lugares reservados para que jovens de 15 a 29 anos poderão viajar de graça. Caso eles já estejam ocupados, outros dois devem ser disponibilizados com 50% de desconto. 

Se você tem a idade contemplada, precisa se encaixar também no perfil de renda de até dois salários mínimos para viajar de graça . Depois, basta se cadastrar no aplicativo "ID Jovem" e ir de um estado para outro por todo o Brasil. Por esse programa você pode também assistir shows, espetáculos e eventos esportivos pagando meia entrada.

Quando for usar a sua identidade para viajar ou ir em algum evento, não é necessário imprimir. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento em que for pegar o  ingresso, acompanhada de um documento oficial com foto.

Essa é uma iniciativa do Governo de tornar a cultura mais acessível à jovens de baixa renda. Mas atenção! Caso alguma companhia de viagem ou bilheteria de um evento tenha se recusado a liberar os bilhetes, você deve ir diretamente ao Procon e abrir uma reclamação. Veja abaixo um vídeo explicativo.

Viagens

A reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá se feita, no mínimo, três horas antes da viagem.

Saiba como você pode viajar de graça apenas se cadastrando em um aplicativo do governo.
shutterstock/Reprodução
Saiba como você pode viajar de graça apenas se cadastrando em um aplicativo do governo.
O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que fizer a solicitação do bilhete ou ingresso. 

Resultado de imagem para viajar de graça
Serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e mais duas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as passagens gratuitas.


Baixe na Playstore o app ''ID JOVEM''

*Caso a empresa se recuse a fornecer a passagem para você viajar de graça, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 166 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).