Centenário: A realidade do Mercado Municipal da Barra - Jornal Centro Oeste

Home Top Ad


domingo, 18 de junho de 2017

Centenário: A realidade do Mercado Municipal da Barra


O presente de 100 anos do Mercado Municipal da cidade da Barra-BA, foi uma ''maquiagem'' rosa, que para muitos tirou a cor histórica do patrimônio. A maioria das pessoas acham que o poder público deveria ter dado uma reforma na parte interna, até mesmo para valorizar os trabalhadores que ali atuam. 

             

O Mercado de interesse arquitetônico e urbanístico, sua planta é constituída por um espaço central, onde se instalam vendedores com seus tabuleiros e onde estão localizados os "boxes". Esta parte é composta por catorze lojas voltadas para as três fachadas do edifício. Arcos, ao centro de cada uma das fachadas, dão acesso ao espaço central, cuja cobertura em nível mais elevado possibilita ventilação e iluminação natural.
Resultado de imagem para mercado municipal de barra bahia
 Em 1968 sua cobertura e interior do mercado foram totalmente modificados. Seu exterior é ricamente decorado. As fachadas predominantemente horizontais, são enquadradas por cunhais canelurados, friso em baixo relevo, e cornija superposta por platibanda vazada com acrotérios. As portas das lojas têm vergas retas e cercaduras, onde aparece cartela indicando o ano do edifício, recoberto com frontão triangular com estatueta no vértice.

Resultado de imagem para mercado municipal de barra bahia

No Mercado Municipal funciona também como a cadeia pública da cidade.



CNM e Fillis N. Duarte