Câncer de Mama: sinais de alerta

Por Dr. Ana Escobar 28/10/2015 - 17:39 hs

O mês de outubro fica da cor “rosa” em muitas lojas, roupas, revistas, redes sociais e nas várias plataformas digitais. Esta cor foi escolhida para fazer um alerta especial sobre o câncer de mama. Importante lembrar que os homens também podem apresentar câncer de mama. Mas com uma incidência estatística muito menor. Diferentemente das mulheres, onde ocupa o segundo lugar em termos de maior frequência diagnóstica, perdendo apenas para o câncer de pele.

Pode acometer todas as faixas etárias, especialmente acima dos 40 anos. Por isso há que se ficar alerta, pois geralmente são as próprias mulheres que o percebem. E quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores as possibilidades de cura.

Faça periodicamente, pelo menos uma vez por mês,  seu auto exame. Para as mulheres que ainda menstruam, os últimos dias da menstruação são uma boa dica, pois as mamas em geral estão mais flácidas e menos dolorosas. Palpe suas mamas e suas axilas. Observe-se de frente no espelho. Sem medo.

Preste atenção  aos principais sinais de alerta:

1. Presença de um ou mais nódulos, que em geral  tem a forma e consistência diferente do restante da mama. Estes nódulos podem ou não ser dolorosos.

2. Nódulo ou inchaço nas axilas ou na região da clavícula. Por isso, além das mamas não se esqueça de palpar também suas axilas e a região que fica perto da clavícula.

3. Mudança no tamanho ou no formato da mama. Veja se uma mama está maior que a outra ou se apresenta alguma região que pareça estar mais “inchada”.

4. Vermelhidão ou coceira na pele da mama, especialmente ao redor do mamilo.

5. Vazamento de líquido por um, ou pelos dois mamilos.

6. Mudança ou inversão na posição do mamilo.

7. Alteração na textura da pele da mama. Por exemplo, a pele fica mais “enrugada” com aspecto de casca de laranja.

8. Dor constante nas mamas ou nas axilas.

Qualquer um destes sinais, isoladamente, merece atenção e uma consulta imediata com seu médico.

Além disso, lembre-se de que a partir de 40 anos você já pode fazer a mamografia rotineiramente, pois é um excelente e fundamental exame para detecção precoce.

Não tenha receio de se auto examinar. Quanto mais cedo  detectar qualquer alteração, maior a chance de cura. Enfrentar o câncer é muito melhor do que ficar com medo e fugir dele. Ele sempre andará  na sua frente e dominará sua vida, se você não tomar nenhuma atitude. Outubro Rosa. Vale o alerta.